Qualidade do Leite: o que é analisado? - Notícia - Terra Viva
NOTICÍAS
Fique por dentro das principais notícias da Terra Viva e acompanhe tudo que acontece na área da alimentação, saúde e tendências de mercado.
Qualidade do Leite: o que é analisado?
Terca-feira, 20 de Outubro de 2020

Ações corretas de manejo são a principal forma de garantir a qualidade do leite, pois a avaliação da qualidade do leite vai muito além do sabor e é um fator extremamente importante na produção.
A qualidade do leite depende de alguns fatores como a sanidade do rebanho, o manejo dos animais e os equipamentos durante a ordenha, e ausência de microrganismos, resíduos de drogas e odores estranhos. Um leite de qualidade precisa possuir as seguintes características e propriedades:

- Agradável - com preservação de suas propriedades de sabor, cor, odor, viscosidade
- Limpo - livre de sujeiras, microrganismos e resíduos de substâncias químicas
- Fresco - composição correta e conservação adequada
- Seguro - não causa problemas à saúde do consumidor

A qualidade do leite é avaliada por meio de testes. Existem parâmetros definidos para as características físico-químicas, higiênicas e de composição. De modo geral, são avaliadas características físico-químicas, sabor, odor e definidos parâmetros de baixa contagem de bactérias e de células somáticas, ausência de microrganismos patogênicos, de conservantes químicos e de resíduos de antibióticos, pesticidas ou outras drogas.
Portanto, é necessário estabelecer um controle efetivo da mastite no rebanho, ter boas práticas de ordenha  para a obtenção do leite de forma higiênica, realizar a manutenção preventiva e a limpeza correta dos equipamentos, fornecer resfriamento adequado ao leite e garantir o transporte atendendo às exigências da legislação, tudo isso contribuirá para a qualidade da cadeia do leite.

Fonte: Fundação Roge 


voltar
Rod. BR 163, Km 76, Lª Bela Vista das Flores
São Miguel do Oeste – SC | 89900-000
Fone: (49) 3631 0200
contato@terravivasc.com.br
FALE CONOSCO
SAC 0800 644 3700
Atendimento de 2ª à 6ª feira das 8h às 17h