Curiosidades sobre queijo! - Notícia - Terra Viva
NOTICÍAS
Fique por dentro das principais notícias da Terra Viva e acompanhe tudo que acontece na área da alimentação, saúde e tendências de mercado.
Curiosidades sobre queijo!
Terca-feira, 17 de Marco de 2020

1 – Segundo os registros arqueológicos, os humanos vêm produzindo — e saboreando — queijo há pelo menos 4 mil anos.

2 – Mas parece que a coisa toda aconteceu por acidente. Conforme acreditam alguns pesquisadores, tudo ocorreu quando um dos nossos ancestrais armazenou um pouco de leite em um recipiente forrado com o estômago de um animal — e as enzimas presentes nesse tecido agiram no líquido, transformando-o em queijo;

3 – Ninguém sabe dizer qual cultura, exatamente, começou a produzir a delícia, mas existem ees da época de o Impériovidências históricas que indicam que foram os viajantes vindos da Ásia que introduziram o conhecimento de como fazer queijo na Europa, isso ant Romano dominar o continente.

4 – Sabia que, hoje, existem mais de 2 mil variedades de queijo pelo mundo? Aliás, só na França, são entre 350 e 450 tipos diferentes! Não é a toa que os franceses estão entre os maiores “devoradores” de queijo do mundo, com um consumo de mais de 25 quilos anuais por habitante.

5 – No entanto, apesar de tamanha variedade, o queijo mais popular e consumido mundo afora é a muçarela — ou “mozzarella” na grafia original.

6 – E sabia que, para produzir apenas 1 quilo de queijo, são necessários mais ou menos 10 litros de leite?

7 – Falando em quantidades, a Pizza Hut usa mais de 130 milhões de quilos de queijo por ano em suas pizzas — o que requer a “colaboração” de um rebanho de 170 mil vaquinhas.

8 – Com relação ao ingrediente principal para a produção de queijo, além dos tradicionais leite de vaca e de búfala, também é possível usar o de cabra, ovelha e “camela” para fabricar o produto.

9 – Você é viciado em queijo? Uma pesquisa revelou que o consumo desse alimento e de drogas pesadas faz com que a mesma região do cérebro entre em atividade.

10 – E você sabia que o queijo é o alimento mais roubado do mundo — e que existe uma fobia relacionada com ele, a turofobia?

11 – Algumas variedades de queijo — como o suíço, a muçarela e o cheddar — podem ajudar a prevenir o surgimento de cáries. Isso porque o consumo promove um aumento na salivação que, por sua vez, ajuda na eliminação de açúcares e ácidos da boca.

12– Outra vantagem “dental” associada com o consumo moderado de queijo é que esse alimento tem ação antibacteriana e ajuda a proteger o esmalte dos dentes. Além disso, o queijo é uma excelente fonte de proteína, cálcio e fósforo.

Fonte: Mega Curioso


voltar
Rod. BR 163, Km 76, Lª Bela Vista das Flores
São Miguel do Oeste – SC | 89900-000
Fone: (49) 3631 0200
contato@terravivasc.com.br
FALE CONOSCO
SAC 0800 644 3700
Atendimento de 2ª à 6ª feira das 8h às 17h