NOTICÍAS
Fique por dentro das principais notícias da Terra Viva e acompanhe tudo que acontece na área da alimentação, saúde e tendências de mercado.
Beber mais leite reduz o risco de distúrbios cognitivos
Terca-feira, 04 de Fevereiro de 2020

 O aumento da idade traz consigo um maior risco de declínio cognitivo e distúrbios como a demência e a doença de Alzheimer. A falta de tratamentos efetivos para esses distúrbios estimulou a busca por fatores que podem prevenir ou diminuir o declínio mental. Sabemos que muitas das coisas que comemos ou bebemos podem desempenhar um papel na prevenção do declínio cognitivo. 

Com a popularidade generalizada do leite e seus muitos efeitos benéficos para a saúde, vários estudos recentes investigaram a associação entre ingestão de leite e distúrbios cognitivos. Alguns estudos relatam que um risco aumentado de transtornos cognitivos está significativamente associado a uma menor ingestão de leite.

Os resultados de um estudo mostraram que uma maior ingestão de leite está, significativamente, relacionada a uma diminuição do risco de transtornos cognitivos e doença de Alzheimer. 

O risco de distúrbios cognitivos foi reduzido em 28% no mais alto nível de consumo de leite, em comparação com o menor nível de ingestão. Embora o estudo não tenha explorado os mecanismos subjacentes aos efeitos preventivos do leite sobre os distúrbios cognitivos, os pesquisadores sugerem que eles podem ser o resultado dos efeitos benéficos do leite sobre a redução de diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade, todos associados com um risco aumentado de dano cognitivo relacionado à idade. 

Outra possível explicação é que os efeitos são devidos a alguns dos componentes nutricionais dos produtos lácteos, como cálcio e vitamina B12, que são conhecidos por ter efeitos sobre a cognição.

Fonte: Beba mais Leite
voltar
Rod. BR 163, Km 76, Lª Bela Vista das Flores
São Miguel do Oeste – SC | 89900-000
Fone: (49) 3631 0200
contato@terravivasc.com.br
FALE CONOSCO
SAC 0800 644 3700
Atendimento de 2ª à 6ª feira das 8h às 17h