NOTICÍAS
Fique por dentro das principais notícias da Terra Viva e acompanhe tudo que acontece na área da alimentação, saúde e tendências de mercado.
Quem é intolerante à lactose precisa cortar o leite?
Quarta-feira, 03 de Julho de 2019

Estima-se que 75% da população sofre de intolerância a lactose, que é uma desordem metabólica associada a baixa ou inexistente produção da enzima lactase pelo intestino delgado, onde ocorre a absorção e decomposição desse açúcar. 

Mas já é consenso entre a comunidade médica que não é necessário retirar os produtos lácteos das refeições. Como o leite é um alimento muito completo, a recomendação é verificar a quantidade que cada um tolera, pois os níveis de intolerância mudam muito de paciente para paciente, podendo ir desde uma resistência leve, até moderada ou alta.

Pessoas que são intolerantes possuem deficiência ou não produzem a enzima que vai ajudar a quebrar a lactose, mas isso não as impede de consumir algo que tenha leite ou derivados.

Atualmente, é possível fazer uso de enzimas que a pessoa pode tomar ou adicionar ao alimento na hora de consumir. Dessa maneira, ele terá as enzimas que vão quebrar a lactase e permitir sua digestão.

Mas atenção: é sempre recomendável procurar um especialista, pois por trás dessa resistência do sistema digestivo podem estar outras doenças, como colite, Doença de Crohn e outras, que são confundidas com intolerância à lactose.


Fonte: Drauzio Varela
voltar
Rod. BR 163, Km 76, Lª Bela Vista das Flores
São Miguel do Oeste – SC | 89900-000
Fone: (49) 3631 0200
contato@terravivasc.com.br
FALE CONOSCO
SAC 0800 644 3700
Atendimento de 2ª à 6ª feira das 8h às 17h