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Conheça os benefícios do magnésio presente no leite
Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

O leite, além de ser rico em cálcio, possui o mineral magnésio. Esse importante componente também é responsável pela síntese de proteínas e de ácidos nucléicos, no crescimento ósseo, no metabolismo energético, na regulação da pressão sanguínea e na ativação de centenas de enzimas. A ingestão de magnésio pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2, bem como reduzir a taxa de ataques cardíacos e derrames.

O baixo consumo de magnésio tem sido implicado em uma série de problemas de saúde, incluindo síndrome metabólica, perda de massa óssea, declínio da função renal e depressão. A ingestão reduzida do mineral na dieta também está associada à pressão arterial elevada e a um maior risco de AVC, enquanto a suplementação com magnésio tem sido relatada como menor pressão sanguínea em adultos.

O magnésio também interage com muitos outros minerais e nutrientes. Ele influencia, por exemplo, os níveis de cálcio extracelular e suas ações intracelulares. Também desempenha um papel crucial na imunorregulação e na mineralização óssea, influenciando a síntese dos metabólitos ativos da vitamina D.

As interações do magnésio com a vitamina D são um exemplo particularmente importante do papel crucial que este mineral desempenha no funcionamento do organismo. O magnésio ajuda na ativação e na função da vitamina D. Esta precisa ser convertida de sua forma inativa antes de exercer suas funções biológicas, e esse processo é ativamente dependente do magnésio.

A vitamina D e o magnésio interagem para manter as funções fisiológicas de vários órgãos, e níveis anormais de qualquer um dos nutrientes podem levar a disfunções graves estando associados a vários distúrbios, como deformidades esqueléticas, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica.

A alta prevalência de deficiência de vitamina D é uma preocupação de saúde muito importante no mundo e o alto consumo de magnésio reduz os riscos dessa deficiência na população.

Dadas as várias funções fisiológicas do magnésio, suas interações com outros nutrientes, como cálcio e vitamina D, e sua importância geral para a saúde humana, é necessário garantir que ele seja consumido em quantidades adequadas. A importância do magnésio na dieta e seu consumo inadequado pela maioria da população levaram a um aumento do interesse em encontrar fontes alimentares de magnésio e em enriquecer esses alimentos.

O leite e os produtos lácteos já são uma das principais fontes alimentares de magnésio, particularmente para crianças, contribuindo com cerca de 10% a 30% da ingestão total do mineral. Alguns estudos mostraram que a lactose em produtos lácteos pode ajudar na absorção intestinal de magnésio em crianças.


Fonte: Beba Mais Leite


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