NOTICÍAS
Fique por dentro das principais notícias da Terra Viva e acompanhe tudo que acontece na área da alimentação, saúde e tendências de mercado.
Sebastião Vilanova é o novo presidente da Cooperoeste
Terca-feira, 03 de Abril de 2018

Novo Conselho Diretor, que comandará a cooperativa até março de 2021, foi eleito por consenso


Em Assembleia Geral Ordinária, que aconteceu dia 24 de março, foi eleito o novo Conselho Diretor e Fiscal da Cooperoeste. Sebastião Vila Nova, que ocupava o cargo de secretário geral do Conselho, é o novo presidente da cooperativa.

 A função de vice será exercida por Evair Porsch. O cargo de secretário geral será ocupado por Ademir Wiezorek. Aldo Postal é o 1 diretor financeiro e Nelson Foss da Silva o 2 diretor financeiro. Como prevê o estatuto, dois integrantes da antiga diretoria deixaram o cargo: o ex-presdidente, Celestino Persch e o ex-2 diretor financeiro, Jocelino da Silva. A nova diretoria assumiu dia 01 de abril

MAIS PARCERIAS

Vilanova diz que assume num momento delicado e os novos diretores enfrentarão um grande desafio, pois o setor lácteo – principalmente o leite longa-vida -, vive um momento muito difícil que iniciou em meados de 2016 e prossegue até hoje. “Mas, com certeza, com a contribuição dos associados e colaboradores, vamos vencer mais essa batalha”, diz, em tom otimista.

Uma das medidas, antecipa o novo presidente, é a busca de mais matéria prima e a distribuindo para a industrialização de mais produtos derivados de leite. “Já alugamos a estrutura física para a instalação de um queijaria em Lajeado Grande, SC, além de parcerias com outras empresas”, enfatiza, destacando que outras parcerias serão efetuadas para tornar a cooperativa mais competitiva, mencionando, ainda, o posto de resfriamento de Panambi, RS.

ENVOLVIMENTO DE TODOS

Vilanova destaca que o Conselho Diretor é composto por cinco pessoas, mas a cooperativa envolve associados, funcionários e produtores. “Todos terão que se envolver para crescermos ainda mais”, resume. Além do aumento em busca de leite de qualidade, o novo presidente comenta que haverá conversas com os profissionais de todos os setores administrativos para que colaborem com ideias e não haja comodismo. “Vamos analisar caso por caso e poderão haver troca de setores”, anuncia, não descartando a possibilidade de novas contratações para que os resultados, de fato, apareçam.  

“A prioridade será o atual quadro funcional, porém terá que haver rentabilidade”, assinala. “Cada funcionário fará uma auto-avaliação no que ele pode melhorar e, consequentemente, fazer com que seu setor renda mais. Também queremos que apresentem alternativas, pois eles estão no dia a dia e o Conselho Diretor trabalha no geral”, menciona.  

 ATUAL CENÁRIO

 Vilanova reitera que serão muitos os desafios diante da atual crise política/econômica que passa o Brasil. Menciona também as importações dos produtos lácteos. “Além disso, a produção de leite aumentou e o consumo diminuiu”, acrescenta, destacando, ainda, que hoje são 13 milhões de desempregados nos país que foi um dos principais fatores que fez com que o brasileiro deixasse de comprar leite.

“O atual momento é que está ruim ao produtor e para a indústria, mas bom para o consumidor”, relata. “Porém, acreditamos, que o cenário vai mudar”, finaliza.

 

A TRAJETÓRIA DO NOVO PRESIDENTE

Sebastião Vilanova faz parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – que fez surgir a cooperativa – desde sua fundação, em 25 de maio de 1985, quando ocorreram as primeiras ocupações de terra. Ele lembra e lamenta do preconceito que os membros do MST sofreram no passado, mas se orgulha do presente com a conquista da terra, produção de alimentos e alternativas para industrialização. “Superamos um grande desafio que foi o de produzir, industrializar e comercializar”, orgulha-se.

Conforme o novo presidente, nestes quase 33 anos de MST e aproximadamente 22 anos de Cooperoeste, foram mostradas ótimas alternativas que proporcionaram uma vida digna a quem sequer tinha um pedaço de chão para plantar.

 

voltar
Rod. BR 163, Km 76, Lª Bela Vista das Flores
São Miguel do Oeste – SC | 89900-000
Fone/Fax: (49) 3631 0200
contato@terravivasc.com.br
FALE CONOSCO
SAC 0800 644 3700
Atendimento de 2ª à 6ª feira das 8h às 17h