NOTICÍAS
Fique por dentro das principais notícias da Terra Viva e acompanhe tudo que acontece na área da alimentação, saúde e tendências de mercado.
Começam preparativos das pastagens de inverno
Segunda-feira, 07 de Marco de 2016
           Neste mês, no Extremo Oeste, inicial as implantações das pastagens de inverno, inicialmente com a aveia e, posteriormente, o azevem. De acordo com o coordenador da equipe técnica/veterinária da Cooperoeste, atualmente vivemos um período de transação – saindo das pastagens de verão e iniciando as de inverno. “É um momento delicado, que requer muita atenção”, alerta Dyoi Vergutz.

            Segundo ele, além de outros cuidados, investir em adubação de qualidade é a forma mais segura de se obter boas pastagens de inverno. “Também é importante se atentar para a correção do solo”, acrescenta.

 ENTRESSAFRA

         No atual período, como ocorrem em todos os anos, ocorre à entressafra e, consequentemente, a produção de leite diminui.  Neste ano, de acordo com o Vergutz, a queda foi maior devido as constantes chuvas. “Isso prejudicou o manejo”, assinala. Além disso, ele cita as fortes temperaturas da segunda quinzena de fevereiro.

 PREÇOS

         No entender do coordenador da equipe técnica/veterinária da Cooperoeste, o mercado do leite, de forma geral, está reagindo bem. “Por mais que o custo de produção se elevou consideravelmente, o valor do leite está reagindo”, afirma. “Acredito que a tendência é que o cenário se mantenha”, complementa.

         O ideal, diz Dyoi Vergutz, é que o percentual de reajuste do leite seja igual ao do custo de produção que aumentou significativamente já que o preço da maioria dos produtos é dolarizado. “Para se produzir leite gasta-se entre 35% a 40% na parte nutricional, baseado em concentrados”, menciona. Outro exemplo é a cotação do milho que, igualmente, está elevado. “A dúvida é se o valor do leite alcançará a mesma proporção”, questiona, enfatizando que já se percebe uma reação.

 

PRODUÇÃO

         Para o profissional, a produção de leite na região para os próximos dois meses deve se manter estável. “Depois deve aumentar já que às pastagens de inverno estarão prontas para o consumo”, comenta. 

voltar
Rod. BR 163, Km 76, Lª Bela Vista das Flores
São Miguel do Oeste – SC | 89900-000
Fone: (49) 3631 0200
contato@terravivasc.com.br
FALE CONOSCO
SAC 0800 644 3700
Atendimento de 2ª à 6ª feira das 8h às 17h